sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Deixai toda esperança,ó vois que entrais!!!


                                           


Dante e Virgílio "passeando" pelo Inferno.
                                                  

            Há alguns anos aconteceu aqui em Recife uma exposição de um famoso escultor francês chamado Auguste Rodin(1840-1917), lembro que na época eu não era tão ligado em artes e praticamente não conhecia nada sobre o assunto, hoje em dia gosto muito de artes clássicas e artes digitais mas ainda continuo não sabendo nada sobre elas.
            A questão é que fui ver a exposição, inclusive tenho o “canhoto” do ingresso comigo até hoje,lembro de ter chamado alguns amigos mas ninguém quis ir, então fui sozinho mesmo, chegando lá a maioria das esculturas era de Bronze ou Gesso, estavam lá as já clássicas “O Pensador”, “O Beijo”, “O Torso”, mas o que mais me chamou a atenção foi “Os portões do Inferno”, uma escultura de bronze com uns 3 metros de altura.
            O guia afirmava que essa escultura foi feita baseada na obra de Dante Alighieri(1265-1321), chamada A Divina Comédia, eu já tinha ouvido falar do livro e tudo mais, mas naquela época eu só lia História em Quadrinhos, então de certa forma foi um incentivo ao hábito da leitura (livros) que carrego comigo até hoje, mas não deixei de ler hqs.
            Saindo da exposição fui direto na biblioteca pegar os livros, pois a obra é dividida em: Inferno, Purgatório e Paraíso. É toda escrita em poesias, cantos, e não de uma linguagem muito simples, pelo menos para mim não era, não sei agora, só sei que A Divina Comédia, foi o livro que  devo ter passado uns  seis meses para concluir, mas me senti super orgulhoso quando terminei.
            Quando Dante era jovem ele foi noivo de sua prima que se chamava Beatrice, esta veio a falecer aos 15 anos de idade, e a única forma de diminuir seu luto foi  escrevendo uma das mais complexas e completas obras já escritas pelo amor de uma mulher.
            No livro junto ao Poeta Virgílio( Morto), Dante é o único homem vivo, a atravesar os ciclos do inferno, o putgatório e chegar até o paraíso para encontrar o grande amor da sua vida, confesso que a parte mais instigante é quando ele está no Inferno, pois lá ele encontra seus inimigos e inclusive alguns papas sofrendo repetidas penas, o Purgatório, é legal por causa dos filósofos, que não tinham pemissão para entrar no paraíso, mas o Paraíso é onde ele encontra Beatrice, pois ela é tão imaculada, que só estar a um degrau de Jesus na “Escadaria” celestial.
            Os tempos românticos se foram, o cara atravessou o inferno, para encontrar sua amada, aposto que se sua namorada/esposa/noiva pedir para você ir buscar ela no trabalho ou na faculdade, você vai cheio de má vontade hehehehe.



                                                    

Os Portões do Inferno
O Pensador
                                                                 
O Beijo
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário