segunda-feira, 13 de setembro de 2010

É só uma fase...


           Sempre que algum amigo meu tem um problema e vem me dizer, eu  digo: É só uma fase cara, depois isso vai passar, não fica pensando besteira. Costumo falar isso para mim também.Quando fico aperriado com alguma coisa eu olho pra cima (literalmente), hehehehe, eu li não sei onde, que o ato de você erguer a cabeça e olhar pro alto ativa alguma coisa no seu cérebro que causa a sensação de bem-estar, comigo às vezes funciona, mas de alguma forma eu deva ter condicionado minha cabeça a acreditar que  isso vá me dar algum conforto.
            Uma coisa eu tenho certeza (e eu odeio ter certezas, prefiro dúvidas), os problemas sempre existirão, independente da classe social, idade, estato físico e mental. O que pode ser um estorvo para você pode não ser para mim e vice-versa. Ter uma crise existêncial do tipo “minha vida é uma merda eu não consigo arranjar uma namorada”, “minha vida é uma merda porque eu estou sem trabalhar”, “minha vida é uma merda porque meu emprego é uma merda” são questões ridicularmente ínfimas e tal vez um pouco egoístas comparadas a algumas situações que é só sair nas ruas ou visitar hospitais públicos de tratamento contra o câncer por exemplo conversar com alguém que está na fila de um trasplante para receber um coração que percebemos que: Não! Sua vida não é uma merda, meu caro!
            Há quem venha filosofar e dizer que os problemas só são problemas dependendo da importância que você der a eles, isso deve funcionar para alguma crise existêncial de algum “filhinho de papai”, mas me faz um favor;não vem com essas conversinha para boi dormir pro meu lado que não cola. Se a vida é realmente dinâmica (e ela é.) não são pedrinhas na estrada que vão te derrubar mas sim um paralelepípedo arremesado contra você.
            Acho que essa busca pela “felicidade” é o que ferra com tudo, uma coisa que aprendi com a filosofia existêncialista, é que isso não existe. Felicidade é um estado momentâneo,  não uma meta a ser alcançada, você está feliz, você está triste, você não será 24h por dia do seu dia feliz ( a não ser que esteja drogado), e não vai ficar 24h por dia triste (a não ser que esteja com depressão, que é uma doença muito grave) então o que eu quero dizer é que os problemas te deixam mais fortes de alguma forma mas isso não do dia para noite, é a longo prazo.
            Não quero parecer indifrente ao meus problemas nem aos problemas dos outros, não é isso, tomemos um exemplo, às vezes planejamos fazer algo durante a semana e isso não acontece por algum motivo e ficamos frustrados, imagina durante nossa vida?
           Tento diminuir os meus problemas e acreditar que os problemas serão proporcionalmente mínimos ao prazer que eu terei de ser livre para acertar, errar, amar e odiar até um dia (como sempre acontece) achar engraçado e dar risada deles depois.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário