segunda-feira, 6 de setembro de 2010

W. Ser

A vantagem de  ser jovem, é você achar que pode fazer o que quiser, principalmente, com relação às artes. É tipo... Ah! Foda-se! Vamos fazer mesmo. Há uns 5 anos eu lia muito um filósofo alemão chamado Arthur Shopenhauer (1788 - 1860) cujo pensamento era consolidado no pessimismo e outras coisas às quais eu me enforcava diariamente, para tentar entender o mundo.
Era complicado.
            Hoje em dia desisti de entender o mundo e tudo ficou mais simples do que eu imaginava. Depois de passar anos me nutrindo com tais pensamentos, que me renderam uma série de textos, músicas e poesias, resolvi escrever um roteiro; para tentar quem saber fazer um vídeo (sem dinheiro, foi difícil mas não menos divertido), então vamos fazer!!!
             Logicamente não fiz nada sozinho, uma parte do roteiro foi escrita por mim com a ajuda de dois amigos Gabriel Muniz e Paloma Santanna (que inclusive nunca mais ouvi falar), depois de batalhar muito, conseguimos o  apoio na escola onde nós estudávamos, conseguimos o lugar para gravar(na própria escola), e por pura sorte, conseguimos uma atriz, que não era profissional, mas tava lá porque gostou da idéia, então já fazia parte do time.
                 Foi complicado fazer esse curta, mas foi muito divertido,ninguém quis dirigir, porque se ficasse uma merda, acho que não queriam seu nome nos créditos rsrrsrsrsrs, então eu fui o "diretor",mas no dia da filmagem todo mundo falava e dava opinião, então todo mundo dirigiu essa porra.A idéia original era gravar o vídeo para ser exibido no "Festival do Minuto", um festival temático onde só poderiam ser exibidos filmes de até 1 min de duração.
                 Não conseguimos filmar a tempo para o festival e quando terminamos de filmar o vídeos tinha mais de quatro minutos, o tema do "festival naquele ano (2005), era banheiro, então por que não fazermos um filme sobre filosofia e banheiro? 
          Foi o que fizemos. 
 O vídeo é sobre uma garota (não têm diálogos e ela não tem nome), que numa simples ida ao banheiro, ao ler algumas frases de cunho filosófico nas paredes, de certa forma a deixam transtornada e mudam sua perspectiva do mundo,da vida e da morte em si.Lembro que a parte mais divertida do curta  foi pichar as paredes do banheiros da escola, onde a gente só escrevia putaria, e desenhávamos falos, bundas e vaginas rsrsrsr e a pior parte foi ter que limpar tudo no final do dia. depois de pronto e editado, o que demorou uma pequena eternidade para ser feito, nós o exibimos no Programa "Curta PE" onde eu e Gabriel falamos sobre o vídeo, ele foi exibidos algumas vezes na UFPE , pois Gabriel tomou gosto pelo Cimena e hoje faz esse curso na Universidade. Das pessoas que participaram dessa história toda, a única que às vezes falo por telefone é Gabriel o restante não sei que fim levou, foi divertido fazer o vídeo, quando assisto ele começo a dar risada das merdas que nós fizemos e deixamos passar , como éramos amadores, mas Ah! Foda-se! Se não tivéssemos feito talvez eu estaria escrevendo aqui como da vez em que eu queria fazer um vídeo e não conseguir... 
PS: Gostaria de agradecer a todo mundo que participou do vídeo direta e indiretamente foi muito importante para mim, muito obrigado.
Assistam, se vocês não gostarem ou não entenderem não culparei vocês.
 

6 comentários:

  1. Acredito que o video no seu sentido mais denotativo, transpareceu na interpretação da personagem, no vil momento da duvida ao celular, se liga ou não para resolver seja lá aquilo que a incomodava, indiferente pois, ao caotico e infectante ambiente do banheiro, ao se deparar com a frase Schopenhaueriana, a bela atriz cai no ''nao-agir'', nao sabendo o espectador se a mesma cai em desespero ou conforto de espirito.

    A Filosofia de Schopenhauer por nós levar pelos labirintos da vontade e da sua respectiva(s) representações, construiu toda uma ontologia que nos permite apenas como seres de vontade, nega-la ou não. O video quase que Bergmaniano de nosso caro Germano(perdoe-me leitor a rima)consegue majestosamente um grande poder de sintese da obra do filosofo.

    Só tenho que agradecer a oportunidade de te-lo como amigo e como meu contemporaneo

    ResponderExcluir
  2. Lembro bem desse vídeo, quando ele passou em um programa de curta na Tv. Só sentir falta da entrevista do diretor .

    ResponderExcluir
  3. nem eu tenho essa entrevista cara, toda vez digo que vou na Tv Universitária pegar uma cópia e nunca vou. :D

    ResponderExcluir
  4. cara! muito boa e feliz tosquera! realmente foi uma mudança na minha vida. depois do W.Ser não quis mais parar...

    mesmo com toda dificuldade e amadorismo, me orgulho pra caramba desse primeiro passo, feliz e divertido. foi essa sensação que me fez escolher meu caminho.

    claro que, com a galera que tava junto, não poderia sair outra coisa! kkkkkkkkk

    abração mano, fica na paz!

    ResponderExcluir